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quarta-feira, 27 de julho de 2011

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calçados são criados a partir de sucata

A quinta edição da Jáu Trend Show, feira calçadista que ocorreu em Jaú/SP durante os dias 22 a 25 de maio, foi palco para a apresentação dos resultados da segunda edição do curso de extensão universitária em Formação Introdutória em Design de calçados Femininos. A iniciativa - realizada pela Fatec/Jahu e Unesp - campus de Bauru - apresentou os trabalhos dos 30 alunos formados pela iniciativa, que utilizaram sucatas para a construção de calçados variados.

Ao todo, os participantes tiveram nove meses de aulas, que perfizeram 180 horas de curso. "Não nos preocupamos que eles (os alunos) fizessem um trabalho comercial. Nos preocupamos em instigar a criatividade deles", explica um dos coordenadores do curso, Célio Favoni. Segundo ele, o polo de Jaú está apostando em produtos de valor agregado, o que acaba criando um vasto mercado para os jovens talentos. "O diferencial é uma necessidade de mercado e os empresários regionais estão percebendo isso", avalia. Outro idealizador do projeto, Claudio Goya ressalta a importância desse tipo de exercício criativo para o desenvolvimento dos designers e estilistas.

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Produção de calçados registra queda

Associação Brasileira das Indústrias de calçados (Abicalçados) enviou, na semana passada, nota à imprensa e aos seus associados alertando para a queda de 10,4% na produção de calçados, conforme dados do IBGE. No texto, o presidente da entidade, Milton Cardoso, destaca a gravidade da situação, que leva também à redução dos empregos.

"As maiores correlações de causas para este desempenho negativo voltam-se novamente para as importações e exportações de calçados, afetadas profundamente pelo comportamento da taxa de câmbio e pelas operações de triangulação nas importações", assinala o dirigente.



"A Abicalçados vem denunciando tais práticas ao Governo Federal desde janeiro deste ano, mas não temos conseguido combater tais práticas elisivas - que são evidentes - devido às negativas do Ministério da Fazenda em permitir que os investigadores do Departamento de Defesa Comercial do Brasil (MDIC) tenham acesso aos dados de importação para iniciar o processo de investigação.

As operações de triangulação - registrar importações de calçados chineses como se fossem produzidos em terceiros países - estão evidentes nas estatísticas oficiais. Os dados relativos ao ano de 2010 obtidos junto ao governo chinês mostram exportações para o Brasil de 24,4 milhões de pares de calçados sujeitos à tarifa anti-dumping. Entretanto as estatísticas do governo brasileiro mostram o ingresso de apenas 9,4 milhões de pares destes mesmos calçados com certificados de origem da China.

A inércia do Ministério da Fazenda em avaliar corretamente as importações de calçados e sua relutância em permitir a investigação do MDIC provoca danos não apenas à indústria nacional, como à própria arrecadação federal".

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calçados são entregues para doação

Cerca de 600 pares de calçados masculinos e femininos produzidos pelo projeto Fábrica Conceito, durante a última edição da Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para calçados e Curtumes), foram entregues na última segunda-feira (20 de junho) ao Gabinete da Primeira-Dama de Novo Hamburgo/RS.

O material será comercializado através dos já tradicionais brechós que acontecem na cidade. “Vamos esperar mais alguns pares para termos um volume maior para oferecer à comunidade. Agradecemos muito esta doação, são calçados lindos e diferenciados”, disse a primeira-dama hamburguense, Silvia Zimmermann, que recebeu o material ao lado do prefeito Tarcísio Zimmermann, do presidente do IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, calçados e Artefatos), Rui Guerreiro, e do diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam.

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Congressos mundiais de calçados são lançados

Durante a 43ª Francal - Feira Internacional da Moda em calçados e Acessórios, foram lançados, oficialmente, o Congresso Mundial do calçados e do Couro 2011. Os eventos ocorrerão de 7 a 9 de novembro, e o Rio de Janeiro/RJ será palco de grandes debates sobre os rumos do setor coureiro-calçadista.

O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, ressaltou que é uma honra para a Francal fazer o lançamento dos dois congressos. “O Brasil foi escolhido porque é pop no cenário mundial”, frisou. Abdala sublinhou que o mundo está olhando o que é desenvolvido aqui e o congresso é um momento para o setor aperfeiçoar-se.

O presidente do Grupo Couromoda, Francisco Santos, assinalou que esta é uma iniciativa que marcará época no País. “É uma oportunidade única de discussões para o setor coureiro-calçadista e para o comércio”, avaliou. Serão 400 grandes 'players' de todo o mundo e palestrantes de 21 países discutindo a situação mundial do couro e do calçados, setores que movimentam mais de US$ 250 bilhões/ano em todo o mundo.

COURO - O dia 9 de novembro será dedicado aos debates do setor coureiro. O presidente do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Wolfgang Goerlich, destacou que o mundo inteiro está na onda do Brasil. “Somos considerados o grande 'player' do futuro”, enfatizou. Além disso, ele ressaltou que o País é um dos primeiros no ranking mundial de produção e exportação de peles. “É a primeira vez que dois congressos deste porte estarão juntos e, no setor coureiro, não haverá tão cedo um evento similar no Ocidente, pois o próximo provavelmente será na Ásia”, salientou.

O 4ª Congresso Mundial do calçados, nos dias 7 e 8, é um evento oficial da Confederação Europeia da Indústria do calçados - maior entidade que congrega indústrias calçadistas no mundo - e tem como organizadores as feiras Couromoda (Brasil) e Micam (Itália). A Associação Brasileira das Indústrias de calçados (Abicalçados) é o órgão anfitrião do evento.

O Congresso Mundial do Couro reunirá mais de 30 especialistas e personalidades com poder de decisão e com papel importante na cadeia mundial do couro. Representantes de mais de 20 países de todo o setor participarão do evento, debatendo os desafios da indústria curtidora global.

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Setor de calçados perde vendas no exterior

Ao sugar a competitividade das indústrias, a atual política cambial – o dólar fechou o semestre a R$ 1,56, o menor valor desde 19 de janeiro de 1999 – está reduzindo a participação dos calçados brasileiros no exterior. O setor não conseguiu uma performance positiva no primeiro semestre, ficando com vendas12% a menos em comparação com o mesmo período do ano passado.

O faturamento ficou em US$ 659 milhões ante US$ 749 milhões nos primeiros seis meses de 2010. Assim como tem sido desde o início do ano, junho foi negativo para os fabricantes, que exportaram US$ 106 milhões, queda de12%sobre maio de 2010.

COURO - A indústria curtidora já conseguiu ultrapassar a casa do US$ 1 bilhão em faturamento com seus negócios internacionais. Porém, pela primeira vez, o setor que até então vinha por meses consecutivos avançando seu desempenho em relação ao ano passado, teve vendas inalteradas na comparação com junho de 2010. No sexto mês do ano, foram comercializados US$ 168 milhões em couros e peles para o exterior, um crescimento de 1%.

PRODUÇÃO - Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam queda de 3,3% na produção de calçados em maio em relação a maio do ano passado. No acumulado do ano, o percentual negativo chega a 9% ante igual período de 2010. “Infelizmente, este dado confirma a preocupação da entidade, de que pode acontecer mais demissões no setor”, disse Milton Cardoso, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de calçados (Abicalçados), lembrando dezembro de 2008, quando mais de 42 mil vagas foram fechadas. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a maio deste ano foram fechadas 3,4 mil vagas na indústria calçadista, que é responsável por 4,5% dos empregos formais da indústria de transformação no País.

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Espírito Santo realiza feira de calçados

A Associação dos Representantes de calçados do Espírito Santo (Arces) está organizando a 22ª edição da Espírito Santo calçados, mostra de calçados e acessórios da temporada primavera/verão 2012 que ocorrerá entre os dias 26 a 28 de julho, no Centro de Convenções Vila Velha, em Vila Velha/ES. No total, serão expostos produtos de mais de 300 marcas que devem ser vistas - e compradas - pelos esperados 4 mil visitantes dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Em um espaço de 10 mil metros quadrados, climatizado e com infraestrutura completa, serão apresentados os produtos que já fizeram sucesso na Francal 2011, maior mostra brasileira de calçados para primavera/verão. “Nossas expectativas de negócios são as melhores possíveis, visto a Francal maravilhosa que tivemos. Esperamos vender de 25 a 30% mais do que na feira do mesmo período do ano passado”, projeta o presidente da Arces, Erasbe Azoury.

Segundo ele, além do varejo aquecido, o otimismo é reforçado com o fato de que o verão é a estação que mais vende no Brasil. A feira ocorre duas vezes ao ano e funciona como uma chave de ouro para as principais feiras calçadistas brasileiras - Couromoda e Francal -, acontecendo cerca de um mês depois de cada uma delas

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Metais ganham destaque nos calçados do inverno 2012
Menores e mais discretos, os metais devem aparecer nas bolsas e calçados de forma mais funcional no inverno 2012, logicamente, sem deixar as referências estéticas de lado.

A designer Luciane Knoor, responsável pelo desenvolvimento de materiais e desenho da A.F Design (Igrejinha/RS), lembra que o grande foco da coleção para a temporada fria devem ser os materiais, mais especificamente as estampas, o que deve tirar, literalmente, o maior brilho dos metais. Diferentemente de outras coleções, agora os metais aparecem mais nos detalhes das fivelas, tachas, rebites e ilhóses. “Temos um retorno para as coleções anteriores, quando os metais vinham com menor intensidade”, aponta Luciane.

Para o estilista Mauro Sarmento (Novo Hamburgo/RS), os produtos devem aparecer mais nos acessórios, especialmente cintos e pulseiras, deixando os calçados e bolsas de lado. “Couros com metais grandes e com fechamento magnético, aqueles utilizados em bolsas aparecem, além das pulseiras, que invadirão as butiques e sapatarias pra compor com o calçados e a bolsa”, revela Sarmento. O designer revela, ainda, que a grande surpresa deve ser o aparecimento destes produtos nos injetados.

Já os formatos, continua Sarmento, serão muito variados e estarão ligados diretamente à proposta estética do modelo. “Por exemplo, se o modelo estiver alinhado com uma temática romântica, o designer utilizará metais delicados, muitas vezes com design mais figurativo floral, ou mais orgânico como um broche de lapela. Um calçados inspirado em motes esportivos, que será uma das tendências fortes do próximo inverno, pode aparecer na forma de grandes ilhóses, aludindo às antigas chuteiras dos anos 40 e 50. Em 2012 certamente teremos muitos formatos e tamanhos”, explica o estilista.

A opinião de que os metais terão menor destaque no inverno 2012 é acompanhada pelo coordenador do Núcleo de Moda do Jornal Exclusivo, Nelson Batista Zimmer, que ressalta a “presença controlada” do produto em todas as coleções. “Depois de muitas temporadas sendo usados em excesso, chegou a hora dos metais descansarem um pouco e darem espaço para outros elementos entrarem em cena na moda. Porém, isso não significa sua completa extinção e sim, uma aparição um pouco menos marcante”, afirma o consultor, frisando que tachas, ilhóses e fivelas são opções acertadas para abotinados, enquanto as correntes “entram em cena nos calçados mais delicados, que incorporam estes elementos como complemento para uma estética apurada e com pegada glamurosa”.
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Os homens no centro das atenções - calçados

Para a próxima estação quente, calçados masculinos diversificam modelos.
Assim como as mulheres, os homens também foram alvo da moda durante a Francal, realizada no último mês de junho, em São Paulo/SP. calçados e acessórios, especialmente concebidos para eles, tiveram seu lançamento oficial durante o evento.

Diversas grifes nacionais deram start na temporada verão 2012 para o público masculino durante a feira. Tendências apontam para ritmos diferenciados no guarda- roupa deles. Calçados urbanos dividem espaço esportivos de forma bastante harmoniosa. E é bastante natural a movimentação dos homens direção ao mundo fashion. Preocupados com sua imagem, conforto e bem-estar, eles não hesitam em buscar alternativas que atendam suas demandas. Calçados e acessórios têm aumentado sua participação na vida deles de forma visível.

Para a próxima temporada quente, o público masculino conta com diversas opções em seu leque de possibilidades. Calçados sociais, outros mais esportivos e, ainda, belos chinelos e sandálias entram em cena para dar mais opções aos homens.

Urbanos
Oxfords, loafers, entre outros modelos clássicos guarda-roupa masculino, atendem à uma gama específica de consumidores. Geralmente feitos em couro, estes calçados são mais usados em ocasiões formais. Uma cartela de cores que valoriza os terrosos e o preto está à disposição.

Esportivos
Sapatênis e tênis figuram nesta importante categoria de calçados para o público masculino. No verão 2012, as combinações de cores neutras são valorizadas e ainda recebem um toque de outros tons mais provocantes, como o vermelho. Os docksides continuam como opção acertada da temporada.

Sandálias & Chinelos
Importantes na temporada quente, sandálias e chinelos dão muito mais liberdade aos pés masculinos. O design apurado revela que eles estão dispostos e calçarem novos formatos e com valores de moda diferenciados. Combinações de cores, utilização de metais e outros elementos são forte indício de uma valorização estética crescente.

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Conheça as novas Tendências de calçados Femininos 2012

Conheça as novas Tendências De calçados Femininos 2012 e fique por dentro de todos os lançamentos da moda, para as mulheres que são apaixonadas por moda e por calçados, essa á a cominação perfeita para estarem sempre bonitas e na moda.
Algumas marcas já começaram a lançar as novidades de calçados femininos para o ano de 2012, pensando no conforto, beleza e satisfação para o público feminino, os novos modelos que estarão em alta nas próximas estações já começam a se destacar nas passarelas de todo o Brasil.
E em breve essas tendências de calçados femininos já devem chegar a todas as vitrines do país, não fique de fora da moda em calçados para o ano de 2012, veja algumas dicas abaixo de modelos que estarão em alta tanto nas próximas estações quanto no próximo ano.
calçados oxfords, sapatilhas, peep toes, clogs e sandálias Rasteirinhas são os modelos que estarão em alta nas próximas estações, as sandálias de salto e modelos de sandálias meia-pata com novas modelagens será uma peça chave no verão de 2012, e o couro ecológico também será uma grande sensação na fabricação de calçados.
Modelos mais detalhados com flores, laços, brilhos, pedraria, franjas, flores, fivelas e vários outros, estampas, cores alegres e vibrantes, sandálias com amarrações, modelos de calçados anatômicos também vai fazer parte das coleções para as próximas estações e para o verão de 2012.

Tendências De calçados Femininos 2012
São essas e muitas outras tendências para as próximas estações e também para o verão de 2012, acompanhe o site do Cafebox e fique por dentro das novidades e tendências de calçados, roupas e acessórios, assim você fica ligado em tudo o que acontece no universo da moda!

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terça-feira, 26 de julho de 2011

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Como organizar calçados
Aproveite as dicas para deixar os calçados em ordem e conservados por mais tempo
Ninguém gosta de ver calçados espalhados pela casa, atrapalhando a passagem e aumentando o perigo de alguém tropeçar e cair. Por esses motivos, é importante manter os calçados sempre organizados.
Além disso, se estiverem sempre bem guardados, eles podem ser encontrados facilmente sempre que você precisar de algum dos pares. Existem algumas dicas para organizar e guardar calçados que podem ajudar nessa arrumação, veja:
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Sapateira
Uma das alternativas mais fáceis para deixar os calçados arrumados é ter um armário exclusivo só para eles. Existem diversos modelos de sapateiras: as sapateiras de madeira com várias prateleiras e as com gavetas, as sapateiras de parede em gancho ou prateleiras de alumínio e as sapateiras colméia, que podem ser de plástico ou madeira.
Nesses armários específicos para guardar calçados, eles ficam bem organizados e visíveis, facilitando a escolha e retirada para o uso. Mas é preciso ter espaço em casa para acomodar a sapateira.
Porta calçados
Se sua casa não tem muito espaço, você pode optar por um porta calçados. Os porta calçados podem ser colocados atrás da porta do banheiro, quarto ou despensa.
Os pares ficam ficam organizados e sempre à mostra. Geralmente, os porta calçados são uma opção barata e prática, porém alguns calçados maiores podem não caber em determinados modelos.
Caixas e baús
Caso queira manter os calçados guardados em um local onde ninguém os veja, procure guardá-los em caixas ou baús. Existem baús para guardar calçados que têm algumas partes abertas para que os calçados não fiquem abafados e úmidos. Se preferir guardar os calçados em caixas, prefira as caixas transparentes para facilitar na hora de encontrar o calçados que você quer. Não se esqueça de que as caixas precisam ser arejadas ou que é preciso deixar ao menos um pequeno espaço aberto.
Use a criatividade
Se não tiver lugares específicos para armazenar os calçados em casa, use a criatividade e aproveite os espaços não utilizados para guardar seus calçados de forma organizada. Lembre-se que é importante manter os calçados limpos e em locais arejados para que não fiquem com mau cheiro e conservados por mais tempo.
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Dicas para escolher calçados adequados

Grande parte dos problemas nos pés são causados por calçados inadequados. Portanto, antes de fazer a sua compra, é muito importante conhecer algumas de suas características. E para que o produto tenha vida longa, alguns cuidados na manutenção são fundamentais:
1 – Se você gosta de saltos altos, uma boa dica é medir o comprimento de seu dedão: a altura do salto que você pode suportar sem sofrer não deve ultrapassar esta medida.
2 – Apesar dos materiais sintéticos serem mais tentadores no que se refere ao preço, prefira calçados de couro – eles absorvem o suor, evitando fungos e mau cheiro.
3 – Para os dias de chuva, escolha um modelo com solado de borracha – de preferência, antiderrapante – que vai manter seus pés mais secos por ser um material impermeável.
4 – Prefira calçados leves.
5 – Para pés sensíveis calçados de couro de cabra – pelica e mestiço, são ideais.
6 – Nunca guarde calçados úmidos, pois eles podem embolorar. O bolor, além de estragar o calçados, causa danos à pele dos seus pés. Com um pano seco, seque o calçados por dentro e por fora e deixe-o em ambiente arejado por um dia.
7 – calçados apertados podem comprometer a saúde dos seus pés, prejudicando a sua coluna, a circulação sangüínea e a superfície dos pés. Porém, calçados grandes demais também causam problemas: se o calçados não se ajusta perfeitamente aos pés, a fricção de um com o outro pode causar bolhas e calos.
8 – Com relação a tênis, hoje em dia o mercado oferece uma infinidade de modelos para os mais variados tipos de esporte. Um pequeno detalhe aos olhos de um leigo pode fazer toda a diferença na performance do usuário. Portanto, na hora da escolha, não se prenda pelo visual, é essencial saber para qual modalidade de esporte o modelo foi concebido.

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Novos saltos de calçados femininos com amortecedores
Em sua segunda coleção para a temporada outono/inverno, a marca calçadista Comfortflex – produzida pela Ramarim e com foco no segmento de conforto – mostra novidades. De acordo com a empresa, as botas contarão com salto dotado de tecnologia exclusiva de amortecimento. O componente foi desenvolvido em parceria com o laboratório de biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro e calçados (IBTeC).
“Trata-se de uma tecnologia que promove redução de 70% do impacto da pisada sobre o corpo da usuária dos calçados”, comenta o coordenador do laboratório, Aluísio Ávila. O especialista explica ainda que “o impacto na pisada acontece quando a pessoa senta o calcanhar no chão. Com a inserção deste material que absorve o impacto, podemos reduzir de forma drástica os efeitos desta pisada sobre a estrutura musculoesquelética do corpo humano”.

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A História dos calçados Esportivos (TÊNIS)
A exemplo da interessante história dos calçados, ou até mesmo da história de seus os saltos, os calçados esportivos também tiveram uma interessante história ao longo dos tempos. Há vestígios históricos que remetem a Antigüidade Clássica, termo este utilizado para definir um longo período da história da européia, que estende-se aproximadamente do século VIII a.C. com o surgimento da Poesia Grega de Homero e a queda do Império Romano do Ocidente no século V d.C., mais precisamente no ano 476. O que diferencia esta época das demais são os diversos fatores culturais das civilizações mais marcantes de toda a história, as civilizações Gregas e Romanas.
A Antiguidade Greco-Romana não havia qualquer diferenciação entre arte e técnica, ou mesmo entre artista e artesão. A técnica grega, bem como a arte latina, referiam-se não só a uma habilidade, a um saber fazer, a uma espécie de conhecimento técnico, mas também ao trabalho, à profissão, ao desempenho de uma tarefa. O técnico era aquele que executava um trabalho, fazendo-o com uma espécie de perfeição ou estilo, em virtude de possuir o conhecimento e a compreensão dos princípios envolvidos no desempenho. Sempre associada ao trabalho dos artesãos, a arte era susceptível de ser aprendida e aperfeiçoada, até se tornar uma competência especial na produção de um objeto. Por não resultarem apenas de uma competência ou mestria obtidas por aprendizagem, mas sobretudo um talento pessoal, a composição musical e a poesia não faziam parte da arte.
Os calçados esportivos têm relação direta com as competições realizadas na Grécia, os Jogos Olímpicos da Antigüidade. Foi durante uma das competições, que alguns atletas se utilizaram de sandália feitas a partir de tiras de couro e obtiveram maiores êxitos do que outros que corriam descalços, pois até então, os grandes percursos e trajetos eram feitos descalços. Mais adiante, todos os competidores começaram a se utilizar destas sandálias e acabaram tornando-as comum entre a população.
Logo não demoraram a aparecer modificções nestes calçados, sendo que as primeiras modificações foram atribuida aos estruscos, povo este que viveu onde hoje é a Itália, na região ao sul do rio Arno e a norte do rio Tibre, então denominada Etrúria, mais ou menos onde hoje encontra-se a atual Toscana e partes da Lácio e a Úmbria.
Não há uma exatidão de quando este povo instalou-se nesta região, mas alguns historiadores datam entre 1200 a 700 a.C.. Nos tempos antigos, o histiador Heródoto acreditava que os estrucos eram originários da Ásia Menor, mas outros escritores consideram-os Italianos.
A Etrúria era composta por várias cidades-estados como: Volterra, Fiesole, Arezzo, Cortona, Perugia, Chiusi, Todi, Orvieto, Veio, Tarquinia entre outras, todas estas cidades altamente civilizadas que tiveram grande influência sobre os Romanos. Os últimos três reis de Roma, antes da criação da república em 509 a.C., eram etruscos. Há resquícios de prologadas lutas entre Etrúria e Roma, terminado com a vitória de Roma próximos aos anos 200 a.C.
Aos estruscos é atribuída a invensão das palmilhas, que foram aplicadas nas sandálias gregas derivadas das competições, estas modificações nestes calçados, além de garantir maior conforto garantiam também, uma maior aderência do salado dos pés aos calçados. Também é atribuido aos estruscos, a utilização de tachas de metal na sola dastas sandálias oferecendo assim melhor tração e durabilidade.
Os romanos já no século II utilizavam tiras de couros, que por meio de um conjunto de pinças fixavam melhor as sandálias. Nesse período, elas já tinham fins de uso cotidiano e esportivo.
A Idade Média foi tradicionalmente delimitada com ênfase em eventos políticos. Esse período teria sido iniciado com a desintegração do Império Romano Ocidental, no século V (em 476 d.C.) e finalizado com o fim do Império Romano Oriental, com a queda de Constantinopla, no século XV (em 1453 d.C.), sendo que neste período os calçados esportivos não obtiveram significativas mudanças. A vida nos campos limitava os camponeses a utilizarem calçados e botinas apropriados às atividades rurais.
A Idade Moderna é um período específico da história do Ocidente. Destaca-se das demais por ter sido um período de transição por excelência. Tradicionalmente aceita-se o início estabelecido pelos historiadosres franceses em 1453, quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos e o término com a Revolução Francesa em 1789, ainda neste momento os calçados esportivos ainda não eram alvo de nenhum, ou quase nenhum tipo de inovação. Os calçados desta época diferenciavam as condições sociais da população e quase nehum destes, tinham a função exclusiva na prática esportiva.
Com o ressurgimento da prática esportiva no Reino Unido no final do século XVIII, obrigou o desenvolvimento de calçados leves e flexíveis e com capacidade de tração, surgindo então no século XIX o calçados em couro com bicos/tachas para tração.
Somente no século XIX, os calçados esportivos voltariam à tona, a Spalding foi a primeira empresa a produzir um calçados designado especificamente para a prática esportiva, onde os atletas utilizavam um calçados com solado e cabedal em couro macio, com atacadores (cadarços), sendo que nos solados havia uma estrutura onde eram fixadas tachas para uma melhor tração.
O inventor norte-americano Wait Webster, patenteou em New York o processo de "aplicar sola de borracha índia em calçados e botas", assim esta novidade diminuía significamente o impacto causado pela prática esportiva e aumentava em muito a aderência ao solo.
Charles Goodyear em 1839 nos Estados Unidos, com intúito de melhorar a qualidade dos pneus que sua empresa fabricava, descobriu a fórmula de preservação da borracha. Esta fórmula deu origem a vulcanização, que consiste geralmente na aplicação de calor e pressão à uma composição de borracha, a fim de dar forma e propriedades ao produto final. Sem dúvida é a fase mais importante da indústria da borracha.
Na vulcanização a borracha é aquecida na presença de enxofre e agentes aceleradores e ativadores. A vulcanização consiste na formação de ligações cruzadas nas moléculas do polímero individual, responsáveis pelo desenvolvimento de uma estrutura tridimensional rígida, com resistência proporcional à quantidade destas ligações.
A vulcanização também pode ser feita a frio, tratando-se a borracha com dissulfeto de carbono (CS2) e cloreto de enxofre (S2C12). Quando a vulcanização é feita com quantidade maior de enxofre, obtém-se um plástico denominado ebonite ou vulcanite.
A determinação exata do método e das condições de vulcanização (tempo, temperatura e pressão), deverá ser feita não só tendo em vista a composição empregada, mas como também as dimensões do artefato a ser fabricado e sua aplicação. O estado de vulcanização afeta as várias propriedades físicas do artefato.
Algumas indústrias de calçados começaram então a substituir seus solados de couro pelos de borracha. Os novos calçados, mais leves e confortáveis, passaram a ser utilizados pelos bem-nascidos cidadãos da Costa Leste do país, em seus jogos de Críquete. Eram conhecidos como Cricket Sandals.
Entre 1860 e 1870, duas outras modificações apresentaram avanços nos calçados esportivos conhecidos atualmente. O invento dos cadarços e da sapatilha, originalmente desenvolvida para a prática do ciclismo, oferecia grandes vantagens aos praticantes de esportes.
O desenvolvimento dos esportes e o "boom" da Revolução Industrial abriram portas para a criação da primeira empresa especializada em calçados esportivos. Em 1890, a Reebook foi criada pela família do empresário Joseph William Foster.
Nenhuma revista de moda, estilista, ou quem quer que seja teve faro para distinguir que uma revolução no setor estava a caminho, ninguém atreveu-se a fazer qualquer comentário a respeito, simplesmente porque não parecia uma revolução, achava-se que era apenas um tipo diferente de calçados, que por certo, seria incorporado como outro modismo ao guarda-roupa da elite da época. Mas não se tratava de um caso de amor passageiro, o novo calçados também conhecido como SNEAKER (o equivalente ao "tênis" ou "sapatilhas" em português), já em 1873, teve seu couro substituído por tecido. Com um preço mais acessível, o sneaker era vendido em lojas de departamentos e logo tornou-se popular, aparecendo no catálogo "Peck and Snyder Sporting Goods" a seis dólares o par. E em 1897 aparecendo no catálogo da "Sear's", contribuindo para que fossem considerados calçados esportivos por excelência.
Ao mesmo tempo não perdeu a classe e em pés femininos, passou a ser usado nas quadras de tênis, era o calçados perfeito para acompanhar saques e corridas à rede. O tênis conquistou então seu nome definitivo, legenda e estandarte de um estilo de vida.
Já no século XX, o aparato tecnológico da Primeira Guerra Mundial, estabeleceu a criação de calçados impermeáveis feitos a partir de lona. O novo material propiciou maior conforto aos atletas e diminuiu o peso do tênis esportivo.
Em 1920, surge o primeiro calçados de corrida do mundo, mais leve e confortável, até então as pessoas corriam, jogavam rúgbi e futebol com seus calçados de todos os dias, pesados e desconfortáveis. Nesta época dois irmãos que moravam na cidadezinha de Herzogenaurach, na Alemanha. Adolf era introvertido e artesão nato. Rudolf era mais expansivo e com grande talento para vendas. Por serem tão diferentes, eles se odiavam e também por causa disso, não conseguiam se separar. Trabalhavam juntos na pequena fábrica Gebrüder Dassler Schuhfabrik, que em alemão significa "Fábrica de calçados dos Irmãos Dassler" e dia após dia, as brigas entre os dois irmãos se seguiam.
Mas nos negócios a união da qualidade do trabalho de Adi (diminutivo de Adolf) e do tino comercial de Rudi (Rudolf), dava muito certo. Eles tinham criado um tênis mais leve e anatômico do que os modelos pesadões existentes até então no mercado, esta invenção estava deixando a dupla muito rica, por isso, conseguiam se tolerar.
Foi assim até 1943, época do 3º Reich. Adolf era apolítico, filiado ao partido nazista por pura conveniência, uma vez que Hitler incentivava o esporte na Alemanha e isso fizera crescer as vendas de tênis, já Rudi era um nazista fanático. Em1943, a cidade de Herzogenaurach foi bombardeada pelos Aliados, chegando ao abrigo antiaéreo, Adolf encontrou a família do irmão e comentou: "Os sujos bastardos voltaram". A esposa de Rudi ouviu e achou que o comentário era endereçado a ela e ao marido. Não adiantou explicar a confusão: A relação entre os irmãos ruiu de vez.
Essa não é a única versão dos motivos da separação, há quem diga que: Com o fim da guerra, Adi teria entregado o irmão aos Aliados, mas não há nada confirmado. Certo mesmo é que em 1948, Adolf Dassler aproveitou uma brecha legal para dissolver a parceria familiar e re-nomeou a Gebrüder Dassler Schuhfabrik para Adidas (contração de "Adi" e "Dassler").
Rudolf deu o troco e criou outra fábrica de tênis "Ruda", mais tarde rebatizada de Puma. A criação das marcas dividiu a cidade de Herzogenaurach, cortada por um rio. Em uma das margens ficava a fábrica da Adidas e na margem oposta, a da Puma. "O rio virou uma espécie de Muro de Berlim", escreveu Bárbara Smit, autora de uma biografia dos irmãos. O ASV Herzogenaurach, um dos times de futebol da cidade, passou a ser patrocinado pela Adidas. O 1 FC Herzogenaurach, pela Puma. Quem estivesse com peças Adidas, não entrava nos bares freqüentados por fãs da Puma e casamentos "mistos" passaram a ser malvistos.
A competição entre Adi e Rudi, era tão grande que nos anos 70, eles não perceberam a aproximação de sua verdadeira inimiga: A americana Nike, que desbancou as duas marcas alemãs. Rudolf morreu em 1974, e Adolf em 1978. Os dois estão enterrados no cemitério de Herzogenaurach, em lados opostos do terreno, é claro!
Estas desavenças ou competições entre Adi e Rudi, proporcionaram alguns fatos esportivos interessantes como, por exemplo:
• Em 1936, durante a Olimpíada de Berlim, os Dassler ofereceram um par de tênis para um corredor chamado Jesse Owen e ele ganhou quatro medalhas de ouro, essa jogada dos irmãos inaugurou o marketing esportivo;
• Na Olimpíada de 1960, o corredor Armin Hary firmou contratos separados com a Adidas e a Puma. Foi a única vez que os irmãos concordaram em alguma coisa: Armin nunca mais foi patrocinado por eles;
• Em 2004, Frank, neto de Rudolf (Puma), assumiu um cargo na Adidas. "Muitos familiares meus consideraram isso uma traição", disse Frank.
Na década de 50, os tênis tornaram-se populares entre os jovens e calçaram os pés dos símbolos da juventude rebelde tipo, James Dean, o pop star Buddy Holly e Elvis Presley.
Em 1960, os calçados esportivos mais populares como os Converse ou Keds, possuíam apenas uma sola rasa e uma estrutura superior em lona. As escolhas dos atletas variavam entre uma bota para basquetebol, ou um calçados para tênis/corrida.
Na década de 70, os calçados esportivos começaram a passar por transformações, com a vitória do americano Frank Shorter na maratona de Munique nos Jogos Olímpicos de 1972, o boom começou, forçando o desenvolvimento de novas tecnologias. Quanto mais pessoas começavam a correr, maior era a procura por calçados confortáveis e resistentes ao mesmo tempo, outros esportes tornavam-se populares, houve necessidade do desenvolvimento de calçados cada vez mais específicos. Estas mudanças forçaram ao aparecimento de novos materiais e tecnologias. O desenvolvimento tecnológico mais avançado foi o aparecimento da sola intermédia.
"A indústria do calçados esportivo, é uma indústria de materiais!"
No basquetebol por exemplo: Passamos de calçados de sola em borracha látex com estrutura superior em lona (Converse All Star), para calçados em couro ou materiais sintéticos, com solas intermédias em poliuretano ou E.V.A. de compressão moldada, com tecnologias de amortecimento como, Nike Air, Asics Gel ou Reebok DMX, solas específicas para Indoor ou outdoor, com estruturas de apoio como faixas de velcro, reforços em carbono etc. Muito diferente do que era chamado calçados de basquetebol nos anos 70.
Os calçados para corridas, também evoluíram de forma muito intensa. No inicio dos anos 70, apenas possuíamos um tipo de formato (o semi-curvo), com uma espécie de cunho geralmente de E.V.A. na sola intermédia. Hoje temos três formatos:
• Direito;
• Semi-curvo;
• Curvo.

Além de vários tipos de construções, densidades de sola intermédia, tipos de sola de acordo com o terreno, ou mesmo, características de apoio para compensar o ciclo mecânico do usuário.
Mesmo os calçados de tachas/pinos/travas evoluíram, hoje temos calçados com tachas/pinos/travas moldados, removíveis para pisos macios ou duros, de acordo com as necessidades dos praticantes, sejam de futebol, basebol, futebol americano, rúgbi e outros.
Existem hoje uma série de categorias de calçados que não existiam, como os calçados para walking, fitness, handebol e outros, permitindo ao consumidor selecionar os calçados de acordo com as suas necessidades específicas.
A durabilidade das solas foi melhorada na década 80.
Ainda na década de 80, a Nike inundou o mercado com uma linha popular de calçados esportivos, ultimamente as empresas vinculam suas marcas a atletas famosos e equipes esportivas, além é claro de popularizarem a prática esportiva, esse tipo de calçados reformulou a estética desse acessório do nosso vestuário.
A sola intermédia é o componente que ainda tem que evoluir bastante, pois as solas intermédias atuais são o elo mais fraco do calçados esportivo, pois geralmente são feitas em PU – Poliuretano de baixa densidade, formando uma espécie de espuma que tende a comprimir e perder a eficácia com o uso.
Tecnologias como o Nike Shox, são tentativas de reduzir ao máximo a dependência das espumas de PU, nas solas intermédias.
Como a indústria dos calçados esportivos, são indústrias de materiais, as grandes revoluções ainda poderão estar por vir.
Com todas as marcas, escolhas, materiais e tecnologias que existem hoje em dia, uma escolha acertada é cada vez mais difícil, pois para isso, o consumidor teria que ser um verdadeiro perito em tecnologias e materiais e isso não é muito provável.
Juntando todos estes itens, o tênis não é hoje em dia só um calçados, nem para quem fabrica, nem para quem usa. Pequena nave espacial urbana, o tênis exibe naqueles poucos centímetros e gramas de tecido, borracha e outros, tudo o que a tecnologia tem contabilizado como avanço, materiais, design, funções, tudo amadurece com cuidado nas pranchetas dos seus criadores e a imaginação parece não ter limites. Embora a conta jamais tenha sido feita oficialmente, podemos arriscar a afirmação de que: "Hoje em dia em todo o planeta, há milhares de modelos de tênis, com finalidades específicas", todos procurando cada vez mais, envolver os pés de maneira suave e confortável, assim existindo como exemplo, estruturas em forma de pirâmide no solado, que absorvem impactos e os distribui de maneira uniforme, mecanismos que permitem movimentos independentes das partes dianteiras e traseiras do pé, modelos que podem ser chamados de múltiplos, uma vez que servem tanto para a prática de esportes como para a ginástica aeróbica e para corridas, no entanto, sabemos que só uma pequena parcela destes calçados são realmente utilizados para a prática esportiva como jogos de tênis propriamente ditos, ou basquete, ou até mesmo para a "malhação".
Tênis é um calçados do dia-a-dia e está nos pés de celebridades e de gente anônima, pois afinal, tudo seria exatamente igual no mundo sem alguns mitos que a moda implantou ao longo dos tempos, desde a invenção do tênis.
A área que ainda deverá evoluir muito é o do conforto, isto para acomodar a geração "baby boom" milhões de pessoas que envelhecem com maior qualidade de vida em todo mundo), esta população vai querer calçados cada vez mais confortáveis, forçando as indústrias a procurarem novas soluções, como novos materiais ou várias larguras

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Dicas para Conservar Seus calçados
Dicas simples para conservar seus calçados e mantê-los sempre com cara de novos
Assim como as roupas, eles também envelhecem. Após algum tempo de uso, a aparência e o conforto dos calçados dependerão de como eles foram conservados. A escolha do calçados na hora da compra também determina a durabilidade. Um calçados apertado demais será gasto mais depressa, por causa da pressão que o material vai sofrer no ponto em que dói. Por outro lado, um calçados bem limpo, consertado ao primeiro sinal de estrago e conservado com produtos adequados, terá maior vida útil. Aprenda a deixar seus calçados bonitos e conservados por muito mais tempo.
Importante: Alterne o uso dos calçados – o efeito do suor e calor gerado pelo uso contínuo, reduz a durabilidade do couro e altera sua estrutura. Evite utilizar o mesmo par por mais de 2 dias seguidos.
Seque à sombra e em local ventilado. A umidade e calor danificam o produto. Calor intenso enrijece o couro e altera sua estrutura.
Faça reparos permanentes. Não espere que seu calçados se desgaste completamente para consertar.
Reparos pequenos, além de mais simples, ainda possibilitam que o acabamento seja melhor.
Guarde em locais arejados. Isso reduz a incidência de odores e o desenvolvimento de bactérias. (o que é comum em produtos de couro)
Guardar o calçados por longo tempo sem uso pode provocar alterações em seus componentes, como a decomposição do solado ou descolagem, o que não caracteriza má qualidade do produto ou defeito de fabricação, e sim, da falta de uso.
O couro durante sua fabricação é submetido a intenso tingimento. Por isso, recomenda-se evitar o uso de meias claras com forros internos escuros.

9 TIPOS DE MATERIAIS E COMO CUIDAR DE CADA UM
Couro
Para evitar que o material resseque e ganhe rachaduras, aplique pomada ou graxa da mesma cor do calçados. Produtos impermeabilizantes também ajudam a conservar, evitando que o calçados absorva água e manche. Antes da aplicação, limpe-o com uma flanela.
Camurça
Aplique um impermeabilizante para prevenir a entrada de água e o aparecimento de manchas. Se molhar, coloque papel amassado por dentro, para tirar a umidade e evitar a deformação do modelo. Deixe secar à sombra e, depois, escove.
Crocodilo e cobra
Passe uma flanela seca para retirar o pó que se acumula na textura. Para evitar o ressecamento, aplique graxa regularmente.
Verniz
Nunca use uma escova para retirar manchas e sujeiras, porque ela pode riscar o material. O ideal é usar um pano úmido. Para dar brilho e disfarçar riscos, passe uma pomada neutra. Retire o excesso com um pano seco.
Plástico
Como esse material não deixa o pé respirar, é preciso lavar os calçados com frequência. Use sabão de coco e água morna ou gelada.
Sintéticos
Use um produto específico (chamado limpador de sintéticos) até remover toda a sujeira. Depois, para aumentar o brilho, aplique lustro à base de silicone.
calçados de tela (tênis e mocassins)
Lave e deixe secar. Depois, aplique protetor especial de tecidos e deixe secar bem, para evitar manchas.
Lona
Limpe com uma escova de dentes e xampu de carpete. Esfregue até criar espuma. Retire o excesso com pano úmido. Deixe secar e escove.
Pelica
Passe uma fina camada de lustra-móveis com uma escova de cerdas macias.
calçados de cara nova
Com capricho e tinta de calçados, é possível ganhar calçados novos. Limpe o calçados com uma esponja seca grossa, para retirar sujeira, pó e restos de gordura. Passe a tinta com cuidado, procurando cobrir a peça com uma camada fina. Deixe secar e retoque onde for preciso. Seque novamente e, em seguida, passe graxa na cor nova e lustre bem. Dê brilho com uma meia de náilon ou pano de seda.

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A história dos calçados
Muitos atribuem aos egípcios a arte de curtir couro e fabricar calçados, porém, existem evidências de que os calçados foram inventados muito antes, no final do Período Paleolítico.
Existem evidências que a história do calçados começa a partir de 10 mil a.C., ou seja, no final do Paleolítico, pois pinturas desta época, em cavernas na Espanha e no sul da França, fazem referência ao calçados.
Entre os utensílios de pedra dos homens das caverna existem vários que serviam para raspar as peles, o que indica que a arte de curtir é muito antiga. Nos hipogeus egípcios, que eram câmaras subterrâneas usadas para enterros, e que têm idade entre seis e sete mil anos, foram descobertas pinturas que representavam os diversos estados do preparo do couro e dos calçados.
No Antigo Egito, as sandálias dos egípcios eram feitas de palha, papiro ou de fibra de palmeira e era comum as pessoas andarem descalças, carregando as sandálias e usando-as apenas quando necessário. Sabe-se que apenas os nobres da época possuíam sandálias. Mesmo um faraó como Tutancamon usava sandálias e calçados de couro simples, apesar dos enfeites de ouro.
Na Mesopotâmia eram comuns os calçados de couro cru, amarrados aos pés por tiras do mesmo material. Os coturnos eram símbolos de alta posição social.
Na Grécia Antiga, os gregos chegaram a lançar moda, como a de modelos diferentes para os pés direito e esquerdo.
Na Roma Antiga, o calçados indicava a classe social. Os cônsules usavam calçados branco, os senadores calçados marrons presos por quatro fitas pretas de couro atadas a dois nós, e o calçados tradicional das legiões era a bota de cano curto que descobria os dedos.
Na Idade Média, tanto homens como mulheres usavam calçados de couro abertos que tinham uma forma semelhante ao das sapatilhas. Os homens também usavam botas altas e baixas, atadas à frente e ao lado. O material mais corrente era a pele de vaca, mas as botas de qualidade superior eram feitas de pele de cabra.
A padronização da numeração é de origem inglesa. O rei Eduardo I foi quem uniformizou as medidas. A primeira referência conhecida da manufatura do calçados na Inglaterra é de 1642, quando Thomas Pendleton forneceu quatro mil pares de calçados e 600 pares de botas para o exército. As campanhas militares desta época iniciaram uma demanda substancial por botas e calçados.
Em meados do século XIX começaram a surgir as máquinas para auxiliar na confecção dos calçados mas, só com a máquina de costura o calçados passou a ser mais acessível.
A partir da quarta década do século XX, grandes mudanças começam a acontecer na Indústria calçadista, como a troca do couro pela borracha e pelos materiais sintéticos, principalmente nos calçados femininos e infantis.

OS calçados NO BRASIL
Utilizados somente como proteção dos pés, com a vinda da côrte portuguesa ao Brasil, em 1808, o comércio sofreu um incremento e os costumes europeizaram-se, passado o calçados a fazer parte da moda. Nesta época os escravos eram proibidos de usar calçados, mas quando conseguiam a liberdade, compravam um par de calçados como símbolo da nova condição social. Como muitos não se acostumavam a usá-lo, viravam objeto de decoração ou de prestígio, carregando-os, orgulhosamente, nos ombros ou nas mãos.
Apesar de existerem várias sapatarias no Rio de Janeiro para atenderem o mercado da alta sociedade local, o calçados normalmente era importado da Europa. No final do século XIX o modelo básico do calçados era a botina fechada de camurça, de pelica ou de seda para as mulheres mais abastadas, e os chinelos para o restante da população feminina.
Nas décadas de 1910 e 1920 o modelo de calçados feminino mais usado no Brasil era o borzeguim ou a botina, evitando os pés expostos, mesmo que os vestidos já tivessem subido seu comprimento.
No pós-guerra houve uma mudança muito grande na maneira de vestir e de calçar. A mulher passou a sair às ruas, praticar esportes e cuidar do corpo, sendo o tênis inventado nessa época. Além disso, como os vestidos encurtaram, os calçados ficaram mais à mostra, aumentando a preocupação com a estética dos calçados.
Referências - SCHEMES, Claudia. Pedro Adams Filho: empreendedorismo, indústria calçadista e emancipação de Novo Hamburgo. Tese. PUCRS. Porto Alegre, 2006.

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Limpeza dos calçados
calçados de Couro
Antes de tudo vamos deixar bem claro o que é couro: O couro é a pele curtida de animais, utilizada como material nobre para a confecção de diversos artefatos para o uso humano, tais como: calçados, cintos, carteiras, bolsas, malas, pastas, casacos, chapéus, entre outros.
Existem basicamente duas grandes divisões de couros que são:
• Flor: É a parte externa do couro, que antes do uso é submetida a tratamentos especiais, entre eles estão os: Cromos, Napas, Pelicas, Metalizados, Atanados, Vernizes e etc.
• Carnal: É a parte interna fibrosa, que às vezes recebe tratamento para substituir a flor, há casos que é utilizado à parte externa do couro, ou seja, a flor, mas esta é lixada, para que possa ficar fibrosa, ou áspera a fim de simular a parte interna do couro, entre eles estão os: Camurças, Nobucks, Suedes etc.
Os calçados exigem cuidados como qualquer outro acessório de Moda, principalmente sendo eles em couros, o ideal para limpeza destes calçados seria entregá-los à profissional especializado, porém sabemos que nem sempre isso é possível, então ficam algumas dicas:

Lustrar calçados de Couro com Flor
É de suma importância seguir sempre as instruções disponibilizadas pelos fabricantes dos produtos que normalmente são encontradas na embalagem, pois assim havendo algum dano o mesmo fabricante será responsável pela troca, ou ressarcimento.
Independentemente do tipo de couro, antes de iniciarmos qualquer procedimento é importante limpar os calçados, para que nenhuma partícula de sujeira permaneça sobre o couro, para que este não seja arranhado.
Antes de iniciar o procedimento sugiro que seja passada uma flanela seca em todo o calçados;
Aplique o polidor uniformemente com uma pequena escova de cerdas macias, seja o polidor em creme, pasta, ou cera na cor do couro, caso não seja possível encontrar a mesma tonalidade sugiro que escolha a opção incolor;
Para dar brilho utilize escova para lustrar calçados dê preferência com cerdas animais, sem usar muita foca e sempre no mesmo sentido;
Para lustrar passe uma flanela bem macia e seca em todo o calçados, sempre utilizada no mesmo sentido;
Nas bordas do solado pode ser aplicada tinta para calçados, não tendo a disposição, pode ser aplicado o polidor da mesma cor do solado, ou mesmo o polidor incolor, no caso da utilização do polidor deve ser repetido todos os passos efetuados no cabedal (parte superior de couro do calçados).
Observação:
• Aplicações de polidores em excessos sobre o calçados podem mudar sua tonalidade, principalmente couros com tonalidades delicadas;
• Sempre que possível proteja os saltos, solas, ou outras partes do calçados que possuam cores diferentes, quando realizar a aplicação de polidores com cor.

Lustrar calçados de Couro sem Flor
(Camurça, Nobuck, Suede e etc.)
Estes couros são permeáveis à umidade, que mancham com muita facilidade, inclusive com água.
De modo geral é recomendado antes do uso, que estes calçados recebam a aplicação de impermeabilizante próprio (geralmente splay a base de silicone), para torná-los repelentes à água e outros líquidos. Antes de qualquer procedimento de limpeza em calçados remova a poeira acumulada com uma escova especial (cerdas de latão para camurça/suede e cerdas de nylon para nobuck), específica para esse tipo de couro. A aplicação do impermeabilizante deve ser feita diretamente sobre a peça, mantendo uma distância de 10cm e deixe secar por 30 minutos. Repetir a operação a cada 2 meses.
Para uniformizar, ou restaurar a cor da camurça, nobuck, suedes e outros, recomenda-se a aplicação de produto específico para reavivar a cor, neste caso, antes de aplicar o produto, deve-se levantar a felpa com uma escova especial (cerdas de latão para camurça/suede e cerdas de nylon para nobuck), para este tipo de material, para que haja uma adequada penetração do produto. A aplicação deve ser efetuada há uma distância de 15cm, seu tempo de secagem é de 15 minutos, após este processo repita a impermeabilização, para completar o processo de conservação.
Líquidos recentemente derramados na superfície de couro podem ser removidos com um pano ou lenço de papel. Sempre limpe o couro com pano úmido da parte externa para a parte interna da mancha. Para a camurça sempre termine o processo de limpeza esfregando levemente o couro com uma escova macia. Manchas mais antigas ou secas requerem técnicas de limpeza listadas a seguir no sofá abaixo:
Produtos à base de água
• Água, café, leite, refrigerante, bebidas alcoólicas e suor: Limpe a mancha com um pano úmido e limpo, se necessário limpe a mancha usando uma solução de sabão neutro, ou uma solução de 5% de amônia em água.
• Sangue: Prepare uma solução com 25mg de sal, em 200ml de água. Esfregue delicadamente com um pano e deixe o couro secar, depois limpe a mancha com uma solução de 5% de amônia em água.
• Produtos oleosos incluindo gordura, azeite, manteiga, cremes, chocolates e óleo de motor: Seque o líquido restante com um pano ou lenço de papel, para manchas resistentes limpe com um produto de limpeza a seco (evite o uso de espumas secas) e depois esfregue delicadamente. Se o material for sólido ou pastoso (manteiga, chocolate, maquiagem) remova o excesso com uma espátula ou canivete. Se sinais de mancha permanecerem limpe-as como explicado acima.
• Poeira Seca: Escove delicadamente, se a sujeira permanecer siga o procedimento de limpeza, para manchas com produtos à base de água.
Observação:
• Antes de efetuar procedimentos de limpeza, teste a solução em um canto não visível do couro verificando se ocorrerá alterações no mesmo.
• Estes tipos de couros não devem ser esfregados enquanto molhadas, sempre deixe-os secar e só então escove-os.

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A deusa da beleza e amor
Afrodite desusa grega da beleza e do amor originária do Chipre, reconhecida pelos romanos como Vênus, era freqüentemente retratada nua, calçados apenas sandálias.
Afrodite tem atributos comuns com as deusas Vênus (romana), Freya (nórdica), Turan (etrusca), Ishtar (mesopotâmica), Inanna (suméria) e com Astarte (mitologia babilônica).

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Maria Antonieta e sua paixão pelos calçados
A rainha da França Maria Antonieta nascida em 1755, casada com o rei Luiz XVI, que teve sua ascensão ao trono em 1774, que após a revolução francesa foi condenada a morte na guilhotina em 1793, tinha uma grande paixão por calçados e durante seu reinado chegou a ter um criado exclusivamente para cuidar dos seus mais de 500 pares de calcados, onde eram mantidos catalogados por data, cor e modelo.

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Imelda Marcos – A mulher dos 3.0000 pares de calçados
Oct2
Curiosidades
Nascida em 1929, nas Filipinas, mais precisamente na província de Leyte, participou de diversos concursos de beleza, onde obteve em muitos o primeiro lugar. Em 1954, conheceu o então Deputado Ferdinand Emmanuel Edralín Marcos, conhecido por nós como Ferdinando Marcos, que exerceu a presidência das Filipinas entre os anos 1965 a 1986.
Durante o governo de seu marido, após a decretação do estado de sítio em 1972, Imelda Marcos passou a assumir um papel mais ativo na política, demonstrado um claro nepotismo, uma vez que foi nomeada para diversos cargos públicos.
Outrora era uma espécie de embaixatriz do país, onde representava papel fundamental na abertura de relações diplomáticas.
Para manter seu estilo de vida extravagante, Imelda desviou milhões de dólares dos cofres públicos para comprar jóias, roupas, casas e apartamentos em diversas partes do mundo. Costumava fazer compras em lojas caras de Nova York e de cidades da Europa.
Em 1986, foi declarado oficialmente vencedor das eleições, mas suspeitou-se a nível nacional e internacional de fraude eleitoral maciça, tendo-se o exército, então, dividido e Marcos fugido para o Havaí, então vários cidadãos filipinos invadiram o palácio presidencial e descobriram que a ex-primeira-dama tinha uma coleção de cerca de 1.200 pares de calçados. Eram todos calçados caríssimos. Tempos depois, Imelda declarou, com a maior “cara-de-pau”, que não havia comprado todos aqueles calçados, e que centenas daqueles pares teriam sido “presentes de admiradores”. Todo esse luxo e ostentação contrastavam com as condições de pobreza e miséria em que vivia grande parte da população filipina.
Hoje em dia Imelda Marcos é viúva, possui um museu com cerca de 3.000, para exibir seus calçados, na cidade de Marikina – Filipinas, conhecida como a capital dos calçados. Centenas de calçados são da época que ela fugiu das Filipinas. Certa vez disse Imelda sobre a ocasião a um jornalista “Eles foram aos meus armários em busca de esqueletos, mas graças a Deus, tudo o que encontraram foram calçados, “lindos calçados”.

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Marilyn Monroe e sua paixão pelos saltos

Marilyn Monroe (nome artístico), nascida em 01/06/1926 em Los Angeles – EUA uma das mais famosas estrelas de cinema de todos os tempos, um símbolo de sensualidade e um ícone de popularidade no século XX, também conhecida por equilibrar-se em saltos altíssimos, sempre declarou que as mulheres deveriam agradecer a quem inventou os saltos altos, sua idolatria pelos saltos altos podem ser vistas em vários de seus filmes, onde a Loira aparecia estonteantemente linda e sexy em calçados belíssimos de saltos estonteantes.
Essa paixão pelos “high heels” não nasceu nos anos 50, ela apenas intensificou-se quando muitos estilistas desenvolveram saltos em forma de pinos de aço recobertos com materiais plásticos, buscando solucionar os problemas de resistência ao peso pelos saltos. Os italianos Del Co e Albanese criaram uma sandália para a noite, com duas minúsculas tiras e um salto baixo sob o arco do pé. Roger Viviee, que então trabalhava para Christian Dior em paris, aperfeiçoou este salto, dando-lhe a forma de uma vírgula e acabou por receber todo o crédito pela invensão do salto Stiletto, isso em 1955.
A procura por saltos perfeitos tem atravessado séculos.

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Almas de aço – A alma dos calçados

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A alma de aço para calçados foi criada e patenteada por Salvatore Ferragamo em 1920, mais uma entre muitas das patentes, anteriormente estas peças eram feitas em madeira e como não tinham a resistência do aço, elas eram de maior volume e deixavam os calçados muito mais pesados e, portanto mais desconfortáveis. Após sua criação os calçados passaram a acomodar melhor a curvatura das plantas dos pés conforme a altura dos saltos, permitindo ampla ploriferação dos saltos culminado no século passado na criação do Stiletto, por muitos creditado a Roger Viviee, mas que na verdade seria uma criação dos italianos Del Co e Albanese, que criaram uma sandália para a noite, com duas minúsculas tiras e um salto baixo sob o arco do pé.
Almas de aço para o setor calçadista são peças estruturais fundamentais em calçados de saltos, sejam eles baixos médios ou altos, além das muitas das plataformas. Almas de aços são filetes de aço como o próprio nome já diz que junto à palmilha de montagem tem a finalidade de dar sustentação ao arco do pé, e o equilíbrio necessário ao usuário deste calçado, ela estende-se da planta do pé ao calcanhar, sendo fixada no salto por parafusos ou pregos. A alma de aço geralmente fica envolta de uma resistente celulose chamada de plantex, ficando entre a palmilha de montagem e o reforço da palmilha, há casos que a alma de aço é envolta não em celulose, mas sim em PVC (ou similar), podendo este ser injetado sobre a alma de aço ou montado sobre ela como à exemplo da tradicional palmilha de celulose.
Estas almas de aço variam geralmente entre 0,8 mm a 1,5 mm de espessura, à medida que os saltos ou plataformas ganham altura, as almas de aço ganham espessura e comprimento, já no quesito largura, as variações podem ser ainda maiores, entre 0,5 cm e 2 cm, lógico que dentro de uma normalidade, quanto mais larga e grossa, maior vai ser a estabilidade e equilíbrio, porém isso influenciará diretamente no peso do calçados, o que pode acabar tornando desconfortável devido a este, logo há de se buscar um bom senso entre sustentação/equilíbrio e peso final do calçados, a fim de torná-lo o mais confortável possível.
Em relação às novidades de materiais, seria o emprego da fibra de carbono, que além de ser mais resistente do que o aço, é bem mais leve e possibilitaria um ganho de conforto no produto final, porém a substituição da alma de alço, pela alma de fibra de carbono esbarra na questão custo/benefício, que para muitas indústrias calçadistas o benefício não é superior aos custos, pois o emprego da fibra de carbono resulta numa matéria-prima de maior custo. Também há a questão de adequação das indústrias (metalúrgicas) que produzem as almas de aço, que para passar a produzir almas de fibra de carbono, teriam que re-estruturar seus parques fabris. Porém vejo como uma alternativa bastante plausível a utilização da fibra de carbono nas almas, pois a competitividade entre a indústria calçadista requer inovações, conforto e qualidade.
Na questão design diferenciado e tecnologias das almas de aço como as conhecemos, ficam opções como almas de aço incorporadas ao tudo de aço que são utilizados em muitos modelos de saltos, tornado-os uma única peça, novas formas de vincos e extremidades nas almas, a fim de uma melhor fixação e as buscas constantes de aços cada vez mais resistentes e leves.
Ainda na questão técnica da modelagem de calçados, deveria haver uma maior preocupação com a adequação do comprimento da alma de aço na numeração dos calçados, pois pelo menos aqui na minha região, o comprimento das almas de aço dentro de uma linha ou modelo, é a mesmo seja para o número 33, quanto para o número 40. Se imaginarmos que a diferença de tamanho entre um pé 33 para um pé 40 é de mais 4,6 cm, essa diferenciação entre os números deveria ser levada em consideração, já que essa diferenciação existe, por exemplo, para os saltos. Talvez seja por essa falta desta adequação é que vemos calçados de numeração 33 e 34, com a planta do pé flutuando e nas numerações maiores como 38, 39 e 40, com o bico tão elevado da base.
No quesito evolução, seria a pesquisa e o emprego de novos materiais mais resistentes e leves que permitisses a novos formatos, para uma melhor estabilidade aos calçados. Também acredito que o emprego de grades de numeração nas almas amenizaria o desconforto causado nas numerações de ponta, pois como mencionado anteriormente é costume utilizar a mesma alma de aço com o mesmo comprimento tanto para um calçados de numeração 33, quanto para um calçados de numeração 40.
Considerando que praticamente não houve grandes inovações nas almas de aço desde que foram criadas no início do século passado por Ferragamo, acredito que até a pouquíssimos anos atrás, a moda se adaptou ao setor e não o setor se adaptou a moda, mas com a suposta busca pela inovação, pelo diferencial e pela própria concorrência entre as indústrias calçadistas, o setor terá que tirar o atraso de décadas e décadas, buscando além de investimentos em pesquisas de novos materiais, novos maquinários e treinamento profissional para lidar com as novas tecnologias, o setor terá que estreitar o relacionamento com os designers de calçados e departamentos de criações das indústrias calçadista, deixando assim de oferecer o básico, o que qualquer um ofereça, terá que mergulhar juntamente com outros setores da cadeia produtiva no mundo do design e no mundo da moda. Terá sim que sair da estagnação que muitos encontram-se há muito, muito tempo.

Nas últimas coleções internacionais pode ser visto modelos bastante ousados, no quesito estruturas, estes modelos os responsáveis pela recente evolução no setor de almas de aço, estes modelos ao perderem os tradicionais saltos, obrigaram criação de almas específicas que desta vez não têm mais uma de suas fixações na bandeja do salto, devendo absorver todo o peso que antes era atribuído aos saltos, além da necessidade de serem mais largas, espessas e rígidas, tudo isto em conjunto com uma plataforma, ou planta solar mais ampla, a qual passa a absorver a pressão exercida ao salto, a fim de dar a sustentação e a estabilidade necessária ao caminhar.
É um fato que o modo de andar com estes modelos sem salto tem que ser diferentes, mas isso só não bastaria se não houvesse uma modificação na estrutura destas almas.
Porém essa modificação estrutural das almas de aço acarreta um problema que toda a indústria calçadista tenta evitar que é o peso excessivo aos calçados, logo obriga seus fornecedores de almas de aço a buscarem soluções que amenizem este ganho de peso.
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Carmem Miranda e sua dedicação aos calçados
Jan28
Curiosidades
Carmem Miranda, ao contrário que muitos pensam, ela não era brasileira, mas sim portuguesa. Nascida em 9/02/1909, em Marco de Canaveses uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, região Norte de Portugal.
Logo após do nascimento da pequena Maria do Carmo Miranda da Cunha, seu pai migrou para o Brasil instalando-se no Rio de Janeiro.
Mais trade na década de 1930 veio o grande sucesso de Carmem ao gravar a marchinha “Pra Você Gostar de Mim” (“Taí”) de Joubert de Carvalho. Antes do fim do ano, já era apontada pelo jornal O País como “a maior cantora brasileira”.
Em 1936, Carmem estrelou o filme Alô, Alô Carnaval com a famosa cena em que ela e sua irmã Aurora Miranda cantam “Cantoras do Rádio”.
Em 1939 Carmen estreou no espetáculo musical “Streets of Paris”, em Boston nos Estados Unidos, com êxito estrondoso de público e crítica.
Já em 1940 retornou ao Brasil, onde foi acolhida com enorme ovação pelo povo carioca.
Entre 1942 e 1953 atuou em 13 filmes em Hollywood e nos mais importantes programas de rádio, televisão, casas noturnas, cassinos e teatros norte-americanos.
Uma vez que Carmem era desprovida de uma maior estatura, uma vez que media pouco mais 1,50 m, ela buscou especialista em calçados ortopédicos, para que estes desenvolvessem calçados que pudessem lhe dar mais alguns centímetros de estatura, sendo que ela mesma acompanhava cuidadosamente a criação e desenvolvimento destes calçados, com isto no palco Carmem crescia em todos os sentidos fosse pelo talento que encantava as platéias e altura, graças às plataformas. Logo podemos dizer que Carmem foi a percussora da paixão nacional das mulheres pelas plataformas, uma vez que todas queriam ter os mesmos calçados utilizados pela maior estrela da época.
Carmem Miranda tinha verdadeira adoração por calçados e durante boa parte de sua vida passou noites em claro bordando ela mesma os calçados de número 32 utilizados em suas apresentações, uma vez que sofria de insônia.
Sua morte se deu nos Estados Unidos em 05/08/1955, aos 46 anos por um colapso cardíaco fulminante, ela foi encontrada morta no quarto de sua casa pela empregada, após ter recebido alguns amigos em sua residência, onde bebeu um pouco e cantou algumas canções. Carmem era baixinha, media pouco mais de 1m50cm, e dispunha de poucas opções que a deixassem mais alta. Procurou um especialista em calçados ortopédicos e acompanhava cuidadosamente os modelos desenvolvidos para ela. Nos palcos, Em 12 de agosto de 1955, seu corpo embalsamado desembarcou de um avião no Rio de Janeiro. Sessenta mil pessoas compareceram ao seu velório realizado no saguão da Câmara Municipal da então capital federal. O cortejo fúnebre até o Cemitério São João Batista foi acompanhado por cerca de meio milhão de pessoas que cantavam esporadicamente, em surdina, “Taí”, um de seus maiores sucessos.

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