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segunda-feira, 25 de julho de 2011

Moda é a arma dos brasileiros contra calçados chineses
Empresas brasileiras de calçados investem cada vez mais em moda, design e qualidade para driblar a concorrência chinesa no país
Divulgação

calçados Jorge Bichoff: China não é ameaça e sim oportunidade
São Paulo – Não é de hoje que os produtos chineses invadiram as prateleiras brasileiras e com o setor de calçadista não é diferente. Considerados comodities, calçados na China são produzidos em larga escala e sem nenhum critério de qualidade, identidade ou moda. Eles chegam ao Brasil com preços bem mais baixo na comparação com os produtos nacionais, tornando, assim, desleal a concorrência.
Para driblar o problema, companhias brasileiras estão caminhando no sentido contrário aos chineses, elas não pensam em oferecer produtos com preços competitivos, a aposta, pelo contrário, é investir em moda, design e qualidade. A EXAME.com conversou com algumas delas para saber quais são suas estratégias e por que o mercado chinês não é tão assustador assim.

“Não os vemos como ameaça, pelo contrário, estamos enxergando oportunidades naquele mercado”, afirmou Greice Cozer, gerente de exportação da grife de calçados Jorge Bischoff, que tem seus produtos desenvolvidos pelo designer de mesmo nome. “Apostamos em cores diferentes, abuso de metais e qualidade, o que traduz todo o nosso diferencial”, afirmou.

A grife gaúcha até o final deste ano pretende dobrar o número de lojas próprias no país e chegar a 40 pontos de venda. O número de pares fabricados também deve crescer e deve chegar a 600.000 até o fim deste ano. “Recentemente, lançamos a segunda marca do grupo, Loucos e Santos, com uma proposta mais descontraída e casual”, disse Greice. Já com a primeira coleção, a companhia esperar vender cerca de 190.000 pares no Brasil.

A tradicional marca de calçados Picadilly, no mercado há mais de 50 anos, há dois, sentiu necessidade de se reinventar para continuar crescendo no mercado brasileiro. Segundo Micheline Grings, diretora da Piccadilly, a marca passou a investir mais em tecnologia e inovação, com a proposta de desenvolver calçados cada vez mais confortáveis e segmentados.

“Não nos intimidamos com os chineses. Confiamos na qualidade dos nossos produtos. Para nos diferenciar, criamos diversas linhas dentro da Picadilly justamente para atender os mais distintos públicos. Nosso objetivo é fideliza lós oferecendo conforto aliado a design”, disse Micheline.

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