Powered By Blogger

Mais Calçados - A Melhor Loja de Calçados Online

Minha foto
Birigui, SP, Brazil
Mais Calçados - A Melhor Loja de Calçados Online. Toda Loja em 12x sem juros com frete grátis para todo Brasil. Calçados Femininos, Masculinos, Infantis e Artigos Esportivos. Tênis Nike, Adidas, Puma, Reebok, Mizuno e muito mais...Confira as nossas ofertas, acesse: www.maiscalcados.com.br

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Tipos de Calçados Masculinos

SAPATO OXFORD
O primeiro sapato amarrado com cadarços foi introduzido na Inglaterra em 1640, e logo se tornou popular entre os estudantes da Universidade de Oxford. A partir daí, o estilo e o nome se espalharam. Os sapatos oxford são caracterizados por serem um modelo fechado em que as perfurações para os cadarços são feitos diretamente no corpo do sapato, e não em abas costuradas sobre a gáspea (porção dianteira do calçado). 

Atenção, se seu pé for muito alto, na hora de amarrar o sapato, as duas carreiras de orifícios não ficarão paralelas. Isso é sinal de que o sapato não é ideal para você. Se, pelo contrário, seu pé for relativamente baixo, as duas carreiras de furinhos tendem a se sobrepor uma sobre a outra. 

Existem muitas variações de modelos deste tipo de sapato, mas seja qual for, eles são os mais formais e ideais para ternos e ocasiões como casamentos, por exemplo.

SAPATO DERBY
É parecido em formato com o oxford, e sua principal diferença é que a parte dos furos para o cadarço está situada em abas laterais costuradas sobre o corpo do sapato. Isto faz com que ele se adapte com mais facilidade a todas alturas do peito do pé. Ele surgiu no século 19 e se tornou muito popular. 

Este é o menos formal dos sapatos clássicos, é muito versátil e funciona com costume, blazer e calça sem gravata, e também com calças de alfaitaria e camisa. Dependendo do modelo, pode ser usado com jeans. 
SAPATO MONK
Estilo de sapato derivado dos sapatos dos monges (o nome inglês quer dizer "monge" em português) usados desde o século 15, mas sua versão contemporânea surgiu em 1930. É menos formal do que um oxford e mais do que um derby. Fácil de reconhecer pela falta de cadarços, que são substituídos por uma fivela metálica colocada na lateral, junto ao peito do pé.

Bom para ternos e combinações como calça de alfaiataria e camisa social.

SAPATO BROGUE
Brogue não um tipo de sapato, mas é importante saber do que se trata, pois diversos modelos podem levar esse nome como apêndice, que se refere ao perfurado decorativo que alguns sapatos apresentam. Em inglês, dependendo da extensão dos motivos perfurados, fala-se em "brogue", "semi-brogue", ou "full-brogue".

SAPATO MOCASSIM

Este é o nome dado pelos índios algonquinos, da fronteira dos Estados Unidos como Canadá, aos seus sapatos de couro costurados a mão com pontos largos ao redor do peito do pé e sobre os dedos. Em versões mais estruturados, são chamados em inglês de "loafer". 

Na década de 60, a marca italiana Gucci lançou um modelo com fivela de metal e uma faixa verde e vermelha, que foram copiados no mundo inteiro. 
Há uma versão que foi feita para dirigir automóveis chamada "driver" que virou um clássico. É caracterizado pela flexibilidade e solado com gomos que impede que o calçado escorregue em contado com os pedais do carro.
O dockside ou "boat shoes", é um tipo de mocassim que era usado por velejadores e ganhou as ruas nos anos 80. Tem amarração por cadarços e acabamento com fio na lateral que passa por ilhoses. 
Seja qual for o tipo de mocassim, lembre-se de que ele é um calçado casual e esportivo que deve ser usado com bermuda e calça jeans. Evite o uso de meias.

SAPATO SIDE GORE
Um modelo derivado do loafer, que vem fazendo muito sucesso nas últimas décadas. A principal característica deste modelo são as bandas largas de elástico nas laterais do calçado, ao lado do peito do pe, que dispensa o emprego de fivela, velcro, zíper ou cadarço. 

Há várias versões deste modelo, desde os mais urbanos até as versões de cano médio para o estilo country (em que o elástico é coberto por uma espécie de fole de couro filetado). Dependendo do modelo, como os de couro preto ou marrom, sem adornos e de bico alongado, os "side gore" podem ser usados tanto com calça e blazer como com jeans.

SAPATÊNIS
Este é o mais polêmico dos calçados. Eles surgiram na onda do "casual friday", ou seja, a adoção por parte de algumas empresas da sexta-feira "casual", em que os funcionários podem dispensar terno e gravata. Ele é um tipo híbrido, que se caracteriza por não ser nem tão esportivo quanto um tênis e nem tão formal quanto um sapato. Alheios à crítica especializada de moda que os acha definitivamente cafonas, consumidores fazem deles um sucesso de vendas.

CHINELO
O Chinelo é um calçado de uso doméstico, muito usado durante os dias quentes, especialmente no verão, ou como acompanhamento do traje de dormir. Pode também compor parte do traje de banhistas, na ida à praia ou na beira da piscina.

SANDÁLIA PAPETE
O modelo é uma derivação da tradicional sandália, pois é ideal para os dias quentes por facilitar a transpiração, proporcionando um maior conforto.
A principal característica deste modelo são suas tiras médias em material confortável, podendo ser de nylon, emborrachado, lona entre outros deixando boa parte do pé amostra, sendo estas tiras as responsáveis pela fixação ao solado, porém esta fixação deve-se dar tanto na parte dianteira quanto na trazeira/lateral do calçado, seu solado tem espessura considerável e macia, geralmente anatômica e em materiais injetados ou emborrachados.
Sandália Papete inicialmente tratava-se de um modelo infantil masculino, mas sofreu modificações ao longo do tempo e caiu no gosto dos adultos, principalmente dos homens, isso por se tratar de um calçado extremamente confortável, acabando por fim de tornar-se um modelo unisex.

BABUCHE
Embora os Babuche seja reconhecidamente o nome de um subproduto do tamanco, ganhou espaço no mundo masculino com o surgimento dos calçados Crocstornando-se assim um modelo unissex.

BOTA
Bota é um tipo de calçado que apresenta o cano mais alto que o sapato comum. O cano pode variar de altura, de acordo com a destinação da bota, ou em razão da moda.
Há vários tipos de botas:
  • Bota militar ( coturno )
  • Bota de motociclista
  • Bota de trabalho ( galocha )
  • Bota de trabalho ( botina )
  • Bota de vaqueiro ( coutry )

TÊNIS
Considerado um item comum do vestuário contemporâneo o tênis foi idealizado com o propósito inicial de ser utilizado como acessório na prática esportiva. Ao longo dos anos esse tipo de calçado se tornou parte fundamental do eslilo de vida das pessoas. Os principais tipos de tênis são Adventure(Aventureiro), Casual(Basico para o Dia a Dia), Chuteira (Futebol de Campo), Futsal (Futebol de Salão) Jogging(Cooper e academia), Running(Corrida  Moderada e Academia), Runnin Performance(Corrida de Longa Distancia e Academia), Skate(Esporte Radical), Squash e Tennis(Esportes Intensos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário